Nutrição e os sentidos produzidos em uma revista de circulação nacional: uma questão além da informação

Autores

  • Carolina Menezes Ferreira
  • Valdir de Castro Oliveira

Resumo

Este trabalho analisou os sentidos produzidos pela Revista Veja®  referentes à temática nutrição  por  meio  de  suas  capas  e  reportagens.  Partiu-se  do  pressuposto  de  que  as revistas  constituem-se  como  produto  cultural  e  mercadológico,  cujos  discursos presentes  em  seu  conteúdo,  mais  que  informar,  expressam  a  contemporaneidade  da cultura por meio da saúde. Para tanto foram selecionadas todas as revistas Veja®  que apresentavam na capa a temática nutrição, durante o período de dez meses (julho/2010 a abril/2011).  Após  a  seleção  avaliou-se  as  características  semânticas  das  capas,  bem como o conteúdo informacional por meio de análises das narrativas, classificando-as de acordo com a proposta de Castiel (2006): saúde como mercadoria; saúde como cura e saúde  como  tecnologia.  Observou-se  que  as  revistas,  como  dispositivos  midiáticos, configura-se  como  produto  cultural  e  mercadológico,  seja  por  meio  de  imagens, polifonia, intertextualidade, celebridades e/ou prospectores, exercendo formas de poder, de dizer, de nomear e de interpelar os atores sociais.

Palavras-Chave: Nutrição. Saúde. Mídia. Comunicação. Revistas.

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Biografia do Autor

Carolina Menezes Ferreira

Doutoranda do PPGICS/ICICT/FIOCRUZ e Mestre em Saúde Pública – FSP/USP. E- mail: carolmefe@gmail.com.

Valdir de Castro Oliveira

Doutor em Comunicação (USP). Professor e Pesquisador do PPGICS/ICICT/FIOCRUZ.

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Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigos