Nutrição e os sentidos produzidos em uma revista de circulação nacional: uma questão além da informação
Resumo
Este trabalho analisou os sentidos produzidos pela Revista Veja® referentes à temática nutrição por meio de suas capas e reportagens. Partiu-se do pressuposto de que as revistas constituem-se como produto cultural e mercadológico, cujos discursos presentes em seu conteúdo, mais que informar, expressam a contemporaneidade da cultura por meio da saúde. Para tanto foram selecionadas todas as revistas Veja® que apresentavam na capa a temática nutrição, durante o período de dez meses (julho/2010 a abril/2011). Após a seleção avaliou-se as características semânticas das capas, bem como o conteúdo informacional por meio de análises das narrativas, classificando-as de acordo com a proposta de Castiel (2006): saúde como mercadoria; saúde como cura e saúde como tecnologia. Observou-se que as revistas, como dispositivos midiáticos, configura-se como produto cultural e mercadológico, seja por meio de imagens, polifonia, intertextualidade, celebridades e/ou prospectores, exercendo formas de poder, de dizer, de nomear e de interpelar os atores sociais.Palavras-Chave: Nutrição. Saúde. Mídia. Comunicação. Revistas.
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