O rural na mídia impressa da Região Centro Serra, Rio Grande do Sul
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar e compreender o enfoque da principal mídia secundária impressa sobre o rural da Região Centro Serra, no Estado do Rio Grande do Sul. A região, potencialmente agrícola, destaca-se pela economia primária, com característica diversificada apresentando um destaque para a produção de fumo, milho, trigo, feijão, soja, pecuária de corte e leite e produtos derivados da agroindústria familiar e voltados o autoconsumo. Os procedimentos metodológicos para a construção deste artigo foram a revisão bibliográfica, a pesquisa de dados secundários, a análise de conteúdo e os critérios de noticiabilidade proposta por Erbolato (2006) analisados nasedições de novembro de 2012 do Jornal Gazeta da Serra, único meio de comunicação impresso e que circula semanalmente (toda sexta feira). Dentre os resultados que merecem destaque, identificam-se: a) as reportagens ligadas a famílias rurais assumem um caráter imprevisível, lúdico e curioso ou voltado a difusão de tecnologias (tradicionais ou inovadoras) relacionadas à produção agrícola, habitação e tabaco; b) o mês analisado identificou-se três critérios de noticiabilidade presentes relativos ao rural como a proximidade, o marco geográfico e o interesse humano; e, c) o processo do avanço das tecnologias de comunicação e informação no meio rural local impõe ao jornal uma condição de informação atrasada no tempo/espaço, mas ainda constitui-se uma forma de legitimação, devido ao valor social creditado ao “papel” impresso.Palavras-chave: Rural. Mídia Secundária Impressa. Região Centro Serra.
Downloads
Não há dados estatísticos.