A representação da classe C na telenovela Avenida Brasil

Autores

  • Adriana Pierre Coca
  • André Luís Santini

Resumo

A telenovela Avenida Brasil (2012) entrou para a história da TV brasileira como umfenômeno de audiência. O protagonismo da chamada “nova classe C” foi considerado aprincipal alavanca de identificação com o público consumidor, ao mesmo tempo em quefoi visto como um retrato equivocado do subúrbio carioca. Esse texto pretende refletirsobre como se concretizou essa representação do real na narrativa ficcional, que foi aoar em horário nobre (19h-22h) na principal emissora de TV brasileira, a TV Globo.

Palavras-chave: Avenida Brasil. Narrativa Ficcional Televisual. Estereótipo. NovaClasse C. Representação e Consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pierre Coca

Mestranda do PPGCOM da Universidade Tuiutí do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa INCOM -Núcleo de Estudos e Experiências baseadas em Tecnologias de Visualização e Interação vinculado aoCNPq. Email: pierrecoca@hotmail.com.

André Luís Santini

Mestrando do PPGCOM da Universidade Tuiutí do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa INCOM -Núcleo de Estudos e Experiências baseadas em Tecnologias de Visualização e Interação vinculado aoCNPq. Email: andsantini@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos