Das tábuas da lei de Moisés ao twitter de Bento XVI

Autores

  • Carla Valéria da Costa Feitosa

Resumo

Desde o começo da história das civilizações, vemos o ser humano desejoso decompartilhar suas crenças, cultura, valores e experiências. O presente artigo tem porobjetivo oferecer um olhar sobre a história da comunicação tendo por foco a IgrejaCatólica. Nosso objetivo é oferecer uma contribuição ao estudar os principais meios decomunicação utilizados por líderes religiosos para alcançar seus fiéis e apregoar as leis eas boas-novas do Evangelho. Começando pelas tábuas da lei, passando pelas cartasescritas pelos discípulos de Cristo, pela invenção da imprensa, do rádio, da televisão,pela criação dos sites e do twitter, todos têm a finalidade de compartilhar osensinamentos divinos, seja para aumentar o número de fiéis ou manter o rebanho jáconquistado. A reflexão teórica do presente trabalho terá por base as teses desenvolvidaspelos teóricos da comunicação Alberto Klein e Vilém Flusser e algumas consideraçõesda jornalista e mestra em Ciências da Comunicação Helena Corazza.

Palavras-chave: História da comunicação. Igreja Católica. Mídia.

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Biografia do Autor

Carla Valéria da Costa Feitosa

Mestranda do Curso de Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, Integrante do GP InteraçõesComunicacionais, Imagens e Culturas Digitais da UTP. Email: carlavaleria.feitosa@ig.com.br.

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Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos