A integração das tecnologias digitais na ação educacional: percepção, sensibilidade e novas perspectivas

Autores

  • Eduardo Fofonca
  • Hilda Maria Mattos Heller
  • Nara Maria B. Pasinato
  • Simone Stival

Resumo

Este artigo tem como base uma pesquisa desenvolvida sobre os níveis de integração detecnologias da informação e da comunicação em escolas de uma rede estadual deensino. O enfoque inicial foi a verificação do nível de integração das tecnologiasdigitais na ação educacional de educadores e gestores das escolas selecionadas comocorpora da pesquisa, por meio de um questionário proposto pelo Ministério daEducação brasileiro. Assim, com base na utilização dos resultados da aplicação destequestionário, o objetivo da presente pesquisa será de utilizar o olhar estético sobre açãoeducacional, sobretudo no processo contemporâneo que as escolas enfrentam: aintegração das tecnologias digitais na ação educacional, aqui sob uma nova perspectiva.Para tanto, como o intuito de apontar para este processo, que denota novas perspectivasna educação, é que se busca revisitar conceitos pertinentes ao campo dos estudos dapercepção e da sensibilidade para, desta forma, possibilitar novos olhares sobre estaproblemática, já pesquisada por outros caminhos teórico-metodológicos pelos autores.

Palavras-chave: Integração de tecnologias digitais. Ação educacional. Percepção.Sensibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fofonca

1Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de SãoPaulo.

Hilda Maria Mattos Heller

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Nara Maria B. Pasinato

Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Simone Stival

Mestranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos