A reconfiguração do livro didático em versão digital: uma ideia de sustentabilidade

Autores

  • Filipe Almeida
  • Marcos Nicolau

Resumo

A mesma portabilidade que originou o livro impresso também está presente no livro digital,com uma grande diferença: ao invés de um, o leitor digital carrega consigo dezenas oucentenas de livros no mesmo suporte do tamanho de um livro tradicional. É no contextodessa inovação tecnológica que se vislumbra uma nova era para o livro didático,reconfigurando uma prática educacional que poderá contribuir com a inclusão digital e comum modelo de sustentabilidade para a indústria editorial brasileira. Procuramos demonstrarneste artigo, porém, que, no viés de novos hábitos de leitura e acesso ao conhecimentoprovocado pelo livro digital, bem como de sustentabilidade, há entraves ainda por superar,como, por exemplo, o atual modelo de negócio do livro didático impresso que deveráatrasar uma aceitação imediata do livro didático digital no mercado editorial.

Palavras-chave: Livro digital. Livro didático. Mercado editorial. Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Almeida

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB. Integrante do Projeto Para Lero Digital e do Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas – Gmid/PPGC. Email:filipekjp@gmail.com.

Marcos Nicolau

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB. Coordenador do ProjetoPara Ler o Digital – DEMID/UFPB e do Grupo de Pesquisa em Processos em Linguagens Midiáticas –Gmid/PPGC. Email: marcosnicolau.ufpb@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos