A contribuição e o legado de Raymond Williams para a consolidação dos Estudos Culturais britânicos

Autores

  • Paula Roberta Santana Rocha
  • Goiamérico Felicio Carneiro dos Santos

Resumo

A proposta deste trabalho foi desenvolver uma discussão bibliográfica acerca dacontribuição e do legado que o teórico marxista e crítico literário Raymond HenriWilliams (1921-1988) deixou para o desenvolvimento e consolidação dos EstudosCulturais britânicos. Busca-se compreender o âmbito do nascimento dos estudos decultura, que oficialmente, têm sua formação no Centro de Estudos CulturaisContemporâneos, na Universidade de Birmingham, na Inglaterra do final dos anos1950. O contexto social e histórico pelo qual passava a Grã-Bretanha do segundo pósguerrafoi de grande impacto para o nascimento de uma nova concepção acerca determos como cultura, indústria e sociedade, que tiveram reflexos visíveis na teoria socialcontemporânea.

Palavras-chave: Raymond Williams. Estudos Culturais. Cultura. Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Roberta Santana Rocha

Mestranda em Comunicação pelo Programa de PPG-COM da Faculdade de Comunicação eBiblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa doEstado de Goiás (FAPEG). E-mail: paula_roberta_1990@hotmail.com.

Goiamérico Felicio Carneiro dos Santos

Professor Pós-Doutor em Comunicação (Unisinos e Universidade Nacional de Rosário/Argentina). Email:goiamerico@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos