A representação do sujeito pelo olhar do mercado: aprimoramento e engajamento do observador, resistência e aceitação do observado

Autores

  • Sandra Bordini Mazzocato

Resumo

Nessa pesquisa questiona-se como se dá a representação do sujeito em redes sociaisonline quando o observador é o mercado, ou seja, empresas que coletam e cruzam dadosde compartilhamento formando perfis de hábitos de consumo para utilização emcampanhas de marketing. Nesse sentido, considera-se tanto o lado do observador, omercado, quando o lado do observado, ou seja, o sujeito que fornece os dados.Combina-se uma revisão teórica quanto à questões de privacidade na rede com apolítica de privacidade disponível no site Facebook. Percebe-se que o mercado visacriação de perfis de consumo, aprimoramento de serviços e produtos disponibilizados eengajamento dos grupos sociais. Ao mesmo tempo o sujeito encontra-se mal informadocontrapondo medo, resistência e aceitação.

Palavras-chave: Representação. Resistência. Aceitação. Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Bordini Mazzocato

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica doRio Grande do Sul. E-mail: sandrabordini@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos