As contribuições de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin para a educomunicação

Autores

  • Marcelo Fernando de Lima
  • Eliane Basilio de Oliveira

Resumo

Embora a maior parte de sua obra tenha se voltado para a educação, Paulo Freire trouxeuma contribuição importante para os estudos e a prática da comunicação, sobretudo naárea da comunicação comunitária e da educomunicação. Freire entende a educaçãocomo uma atividade que depende do ato comunicativo para a construção doconhecimento. Sua forma de pensar a educação, consolidada ao longo dos anos 1960,encontra paralelo na obra do linguista russo Mikhail Bakhtin. As obras de Bakhtin,divulgadas nos anos 1980 no Brasil, dão grande ênfase às características culturais dacomunicação, reconhecendo a diversidade linguística e a diferença entre osinterlocutores. A educomunição, área que propõe um “outro olhar” sobre as relaçõesentre educação e comunicação, nutre-se das principais ideias de Freire e Bakhtin. Oobjetivo deste texto é mostrar quais elementos da educomunicação relacionam-se com otrabalho desses dois pensadores.

Palavras-chave: Comunicação. Educação. Educomunicação. Filosofia da linguagem.Estudos de recepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Fernando de Lima

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Curso de Tecnologia emComunicação Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). E-mail:marcelofernandodelima@yahoo.com.br.

Eliane Basilio de Oliveira

Mestre em Educação (UFPR). Professora dos cursos de Comunicação Social da Universidade Positivo edo Centro Universitário Curitiba. E-mail: lilibasilio@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos