O cartaz em tempos de cibercultura: a surpreendente reconfiguração de uma prática midiática
Resumo
Em meio às transformações tecnológicas que atingem todos os meios de comunicação, agora transformados em mídias, o cartaz bem que poderia sofrer consequências de limitação comunicacional, dadas as suas características de artes gráficas impressas. Entretanto, acompanhando o processo de reconfiguração midiática própria do contexto da cibercultura, este gênero propagandístico vem apresentando recursos digitais de interação com o entorno, de variadas formas. Diante disso, uma questão exige a análise aqui proposta: estaria o cartaz perdendo suas características funcionais básicas? Considerando os conceitos de interação (PRIMO, 2000), de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000), de hibridação (SANTAELLA, 2010) e remixabilidade (MANOVICH, 2008) o presente artigo procura apresentar, em sua trajetória, os elementos de reflexão que apontam para a compreensão de uma resposta satisfatória.Palavras-chave: Cartaz. Cibercultura. Interação. Reconfiguração. Hibridação.
Downloads
Não há dados estatísticos.