Ferramentas de comunicação digital no setor de artesanato: um estudo de caso na empresa Lugastal de Porto Alegre/RS

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro
  • Mirela Luther Larssen
  • Camilla Steinhaus

Resumo

O presente estudo visa analisar e relacionar formas e novas estratégias digitais, onde o e-commerce e as configurações de comunicação baseadas na internet podem contribuir para que empresas do segmento artesanal possam diferenciar-se de seus concorrentes. Quanto à sua metodologia, o trabalho oportunizou-se através de pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Na análise dos canais utilizados na divulgação e comercialização da empresa objeto de estudo, utilizou-se duas formas: 1) uso do canal e frequência, e; 2) preocupação com o conteúdo das publicações. Ao fim do estudo, denota-se que o artesanato é um dos setores da economia criativa onde o talento para produzir ainda é foco do trabalho. Esse talento deve ser melhor utilizado em todos os aspectos quando fala-se de artesanato enquanto negócio e, compreender a área como produto rentável, pode ser o primeiro requisito para que se alcancem os objetivos traçados pela empresa.

Palavras-chave: Artesanato. Comunicação.Ferramentas digitais. Economia Criativa.

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Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorando em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2015-01-21

Edição

Seção

Artigos