Ferramentas de comunicação digital no setor de artesanato: um estudo de caso na empresa Lugastal de Porto Alegre/RS
Resumo
O presente estudo visa analisar e relacionar formas e novas estratégias digitais, onde o e-commerce e as configurações de comunicação baseadas na internet podem contribuir para que empresas do segmento artesanal possam diferenciar-se de seus concorrentes. Quanto à sua metodologia, o trabalho oportunizou-se através de pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Na análise dos canais utilizados na divulgação e comercialização da empresa objeto de estudo, utilizou-se duas formas: 1) uso do canal e frequência, e; 2) preocupação com o conteúdo das publicações. Ao fim do estudo, denota-se que o artesanato é um dos setores da economia criativa onde o talento para produzir ainda é foco do trabalho. Esse talento deve ser melhor utilizado em todos os aspectos quando fala-se de artesanato enquanto negócio e, compreender a área como produto rentável, pode ser o primeiro requisito para que se alcancem os objetivos traçados pela empresa.
Palavras-chave: Artesanato. Comunicação.Ferramentas digitais. Economia Criativa.