Mídia, religião e mercado: a Igreja Universal e o exercício do poder

Autores

  • Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues

Resumo

Neste artigo propomos uma análise sobre os modos como a Igreja Universal do Reino de Deus – IURD se apropria da mídia para atingir os desejos dos consumidores, fiéis ou não, através de um discurso de autoajuda calcado na Teologia da Prosperidade. Sabendo que um dos principais triunfos da instituição é o modo flexível como se adapta à realidade das demandas sociais, nosso interesse é discutir como o desejo atrelado ao consumo é um dos principais elementos por meio dos quais a referida igreja exerce seu poder e como a mídia possui um lugar central nesse processo. Para tanto, analisamos o programa The Love School, veiculado na Rede Record e na IURD TV, no Youtube, que, embora pertença à IURD, silencia sua participação.

Palavras-chave: Mídia. Religião. Consumo. Poder. Igreja Universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-19

Edição

Seção

Artigos