A publicidade infantil no Brasil e suas implicações ético-legais: estudo empírico em campanhas voltadas ao Dia da Criança

Autores

  • Adilson Cabral
  • Ana Paula Bragaglia
  • Ingrid Seabra

Resumo

Este artigo investiga as abordagens e implicações ético-legais da publicidade infantil. Partindo da pesquisa bibliográfica e documental sobre o comportamento infantil perante a mídia e a publicidade, foram analisados leis e códigos de ética sobre a publicidade, além de anúncios de produtos infantis. Observou-se que ainda há um forte apelo de compra nos anúncios e valores (sutis ou explícitos) relacionados a posturas negativas na infância, como constrangimento de pais e responsáveis (insistência à compra), crescimento precoce (incluindo ou não atributos de erotização) e discriminação a quem não possui o produto/marca anunciado.

Palavras-chave: Ética publicitária. Legislação publicitária. Infância. CONAR. Mídia.

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Biografia do Autor

Adilson Cabral

Professor Doutor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência e do Informativo Eletrônico "Sete Pontos" - http://www.comunicacao.pro.br/setepontos. Email: acabral@comunicacao.pro.br.

Ana Paula Bragaglia

Professora Doutora de Ética e Legislação Publicitária e da Comunicação na UFF e no Centro Universitário da Cidade. Membro do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. E-mail: apbragaglia@yahoo.com.br.

Ingrid Seabra

Graduada em Comunicação Social, habilitações Jornalismo e Publicidade, pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Membro do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. E-mail: ingrid.seabra@gmail.com.

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Publicado

2015-03-04

Edição

Seção

Artigos