Theodor Adorno e Jürgen Habermas: Repertórios críticos da razão instrumental como base de análise da razão na mídia jornalística

Autores

  • Viviane Marques Guedes

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir os repertórios teóricos de Adorno e Habermasacerca da emergência e consolidação da razão iluminista no seio social e, assim,compreender como o pensamento crítico pode atualmente se configurar como umparadigma explicativo da razão técnica que se apresenta na mídia jornalística. Com isso,adentramos reflexivamente na crítica que se desenvolve em relação à razão instrumentalmoderna pela dialética adorniana e pela razão comunicativa habermasiana e nosvoltamos a fazer uma leitura da instituição jornalística a partir destes paradigmasreflexivos. Desenvolvemos uma leitura da crítica adorniana à razão que emerge domodelo Iluminista que influencia diretamente a consolidação do sistema socialracionalizado e técnico. Em seguida, vemos como Habermas, diferentemente deAdorno, concebe a razão sob a perspectiva da ação comunicativa e a observa sob alógica intersubjetiva e não mais ancorada no binômio sujeito-natureza. Na terceirasessão, fazemos uma análise da razão no jornalismo, demonstrando em que medida estainstituição se motiva pela ação instrumental a partir da modernidade e como se projetanos movimentos da balança entre a esfera “sistêmica” e o “mundo da vida”.

Palavras-chave: Razão instrumental. Razão comunicativa. Razão no jornalismo.Interação sujeito-natureza. Intersubjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Marques Guedes

Doutoranda na linha de pesquisa Cultura e Sociabilidades do Programa de Pós-Graduação emSociologia da Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e oJornalismo (Grupecj).

Downloads

Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Artigos