Política é coisa séria: o cenário político brasileiro na visão do programa humorístico Custe o que Custar (CQC), uma contribuição social por trás das brincadeiras
Resumo
Este artigo discute através dos referenciais teóricos da Indústria Cultural como a novageração de humoristas vem trabalhando com o humor crítico. Segundo estudiosos dohumor e do riso como Lipovetsky (2004) e Minois (2003), o riso capturado pelos meiosde comunicação de massa e pela publicidade apresenta-se como vazio de significado,descompromissado, objetivando somente o entretenimento e estimulo ao consumo. Apartir destas afirmações analisamos um dos programas de humor de maior sucesso daatualidade o Custe o que Custar. Procuramos averiguar o seu conteúdo político –destaque para o quadro “Brasil Profundo”- para observar de que forma o programaexplora o humor para buscar conscientizar o telespectador. De forma exploratória emum estudo de caso, buscamos verificar a existência ou não de uma contribuição socialpor trás das piadas e do humor.Palavras chave: Humor. Indústria Cultural. Política.
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