A insistência da dicotomia: o indie versus o mainstream

Autores

  • Tobias Queiroz

Resumo

Levando em consideração a importância dos concertos ao vivo para a indústria da músicano país este artigo busca investigar as estratégias discursivas e ideológicas da AssociaçãoCultural Dosol e, consequentemente seu festival, o qual é realizado anualmente na cidadede Natal-RN. As principais referências deste trabalho são as obras de Herschmann (2007,2010 e 2011) e Yúdice (2011), por refletirem acerca dos concertos ao vivo, Janotti (2003,2003b, 2004), por abordar aspectos da cultura juvenil e do rock and roll e, por último, ostrabalhos de Negus (2005), Frith (1992 e 2006) e Palmeiro (2005) com suas contribuiçõesacerca da indústria fonográfica. Busca-se, desta forma, compreender o posicionamentoideológico/mercadológico do Dosol, bem como, o motivo da utilização de termos comoindie e, consequentemente, sua postura antimainstream.

Palavras-chave: Comunicação. Festivais. Indústria da Música.

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Biografia do Autor

Tobias Queiroz

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Estudos da Mídia – Comunicação Midiáticapelo Programa de Pós-Graduação pela UFRN. E-mail: tobiasqueiroz@gmail.com.

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Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Artigos