Era uma vez na sala de aula: mídia e construção do sentido na educação - recriando narrativas

Autores

  • Márcia Perencin Tondato
  • Giselda Vilaça

Resumo

Refletimos aqui sobre a construção de sentido no ambiente da modernidade tardia, por alunos de Comunicação de instituições de Recife, no contexto da disciplina “Teorias da Comunicação”. Como atividade de aula, pediu-se que utilizassem personagens dos contos de fadas para elaborar novas histórias no cenário contemporâneo, a partir de seus entornos socioculturais. Para análise do material tomamos como princípios teóricos: discurso e mudança social, representações midiáticas, atribuição de sentido e contos de fadas. A análise foi realizada na perspectiva da formação discursiva proporcionada pela relação entre as notícias divulgadas na mídia e o universo cultural dos sujeitos.

Palavras-chave: Discurso. Comunicação. Educação. Mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Perencin Tondato

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorando em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2015-03-15

Edição

Seção

Artigos