A regulação da publicidade infantil: uma arena de debates entre as organizações sociais e do mercado
Resumo
Este artigo se propõe a realizar uma análise da arena de debates em torno da regulação da publicidade infantil, a partir das organizações sociais e de mercado. As organizações sociais são compreendidas aqui como diferenciando-se das empresas (organizações e corporações comerciais), bem como do governo e parlamentares, já que se identificam desta forma em suas articulações e posicionamentos frente ao setor empresarial da cadeia publicitária. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental busca-se compreender a publicidade dirigida à criança, o consumo do complexo sistema midiático no qual este público se insere e as argumentações que embasam os referidos debates. A pesquisa é um dos produtos do projeto “Publicidade e criança: diálogos possíveis sob o marco ético-legal”, desenvolvido em 2010 e 2011 (Edital PIBIC/CNPq de 2010-2011).
Palavras-chave: Publicidade infantil. Sociedade civil. Políticas de comunicação. Regulação da publicidade. Ética publicitária.