O vídeo popular no ponto: os pontos de cultura e a produção audiovisual alternativa

Autores

  • Júnior Pinheiro

Resumo

As políticas públicas de cultura desenvolvidas nos últimos anos pelo Estado em parceria com organizações sociais e associações culturais, trouxeram consigo um novo alento às produções audiovisuais independentes, por permitirem às comunidades o acesso aos dispositivos de cultura digital e capacitação técnica. Entre estas ações, os Pontos de Cultura se configuram como espaço de formação técnica e tecnológica e centros de produção do vídeo popular - meio de comunicação e expressão que há três décadas é utilizado como alternativa à grande mídia, capitalista e excludente.

Palavras-chave: Vídeo Popular. Pontos de Cultura. Folkcomunicação. Cibercultura.

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Biografia do Autor

Júnior Pinheiro

Pesquisador associado à Intercom e à Rede Folkcom. Coordenador de programação da TV UFPB. E-mail: videologias@gmail.com.

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Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

Artigos