A inserção do Twitter nas rotinas produtivas do programa “70 minutos” da emissora Meio Norte

  • Tamires Ferreira Coêlho
  • Ana Paula Rocha do Bomfim

Resumo

Este artigo tem a intenção de entender como o programa '70 minutos' e sua apresentadora apropriam-se da rede social Twitter no seu processo de rotina produtiva. Buscamos compreender como essa rede de microblogging é utilizada para interagir com o público e como a apresentadora se porta diante dessa nova mídia social. A pesquisa tem como base entrevistas e conceitos de Recuero (2009), entre outros teóricos. Percebemos que o programa supracitado utiliza o Twitter para interagir com o público, mas também como forma de difundir no ambiente virtual temáticas discutidas em cada edição, tendo em vista discussões que possam também voltar em forma de informação para a apresentadora, conferindo dinâmica ao conteúdo do programa.

Palavras-chave: Twitter. 70 minutos. Piauí.

Biografia do Autor

Tamires Ferreira Coêlho
Mestranda no PPG de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Membro dos grupos NUJOC e PROCESSOCOM. E-mail: tamirescoelho@hotmail.com.
Ana Paula Rocha do Bomfim
Professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestre em Direito das Relações Internacionais pelo UNICEUB; Coordenadora do Grupo de Estudos Sobre Pacificação Social (observatório da pacificação); Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Micro e Pequenas Empresas (GEMPE); Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM).E-mail:anapaulabomfim@hotmail.com.
Publicado
2015-03-24
Seção
Artigos