Maracatu Rural Estrela de Ouro de Aliança-PE: da roça à França

Autores

  • Júnia Martins
  • Júnior Pinheiro

Resumo

Políticas públicas culturais permanentes são escassas no Brasil, especialmente enquanto estímulo ou lastro de ações e atividades relacionadas às culturas populares. O Maracatu Rural Estrela de Ouro, situado na Zona da Mata pernambucana, criado em 1966, pode ser citado como exemplo desta afirmativa. Como manifestação tradicional regional, sobrevive há décadas, em grande parte, devido aos investimentos de brincantes e simpatizantes. Contudo, ao se tornar o primeiro Ponto de Cultura do Nordeste, em 2004, o Estrela de Ouro se fortaleceu, trazendo com ele outras ações apoiadas pelo Governo Federal, por meio do Programa Cultura Viva. No 21º Festival de Danças e Músicas do Mundo, na França, em 2006, o Estrela de Ouro chegou a participar com apresentação e realização de oficinas; tornando-se assim, o primeiro maracatu rural pernambucano a apresentar-se na Europa. Este artigo traz a história do Maracatu Estrela de Ouro, desde o seu surgimento até a atualidade. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, acompanhada por análise exploratória, com foco na potência desta manifestação cultural para o empoderamento e desenvolvimento local, considerando seus agentes folkcomunicacionais, contextos geográfico e social.

Palavras-chave: Maracatu Rural. Folkcomunicação. Desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnia Martins

Mestranda em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB), especialista em Leitura (UESB-BA); graduada em Comunicação Social, habilitação Rádio-TV (UESC-BA); membro da Rede Folkcom. E-mail: juniamartins@ymail.com.

Júnior Pinheiro

Coordenador de Programação da TV UFPB; especialista em Leitura; graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (UESB-BA); membro da Rede Folkcom. E-mail: juniorpinheiro@ymail.com.

Downloads

Publicado

2015-03-24

Edição

Seção

Artigos