Midiatização e Ciberativismo na “Campanha Veta, Dilma!”

Autores

  • Ana Paula da Silva Azevedo
  • Olga Tavares

Resumo

Em virtude de as relações sociais estarem cada vez mais perpassadas por tecnointerações e a mídia alcançar, gradualmente, mais destaque nos processos políticos da atualidade, a internet vem sendo palco de constantes mobilizações sociais em torno de temáticas polêmicas e consideradas de relevância para a sociedade. Uma proposta de alteração no Código Florestal Brasileiro desencadeou uma das maiores campanhas ativistas em rede, de temática ambiental, já realizadas no país. Este artigo, que compõe uma pesquisa de mestrado em andamento, se propõe a refletir sobre as ações do movimento Floresta Faz a Diferença, através do fenômeno “Veta, Dilma!” nas redes sociais, buscando evidenciar o papel da internet na reconfiguração do ativismo na cibercultura.

Palavras-chave: Ciberativimo. Midiatização. Redes sociais.

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Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Azevedo

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB. E-mail: azevedo.ap@hotmail.com.

Olga Tavares

Professora do Curso de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB. E-mail: olmasi@ig.com.br.

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Publicado

2015-03-24

Edição

Seção

Artigos