Corpo, mídia e subjetividade: os contornos do feminino no cotidiano
Resumo
O presente estudo busca compreender como a imprensa dirigida às mulheres opera a construção de subjetividades femininas, constituindo formas de projeção do eu por meio da modelagem do corpo. Para tanto, foram observados os discursos produzidos pela revista semanal “Sou+Eu!”, da Editora Abril. Valendo-se dos relatos de autoria das leitoras e inseridos numa ordem de discurso midiático, a publicação veicula notícias da “vida real”. Ao difundir experiências associadas à realidade das mulheres, privilegiando histórias bem-sucedidas sobre práticas alimentares de emagrecimento, a publicação constrói saberes acerca do corpo feminino, reforçando o lugar da mídia na produção de subjetividades atuais. Nesse sentido, as teorias que problematizam o cotidiano nos ajudam a compreender a mídia, bem como o indivíduo que se constitui mediante as práticas discursivas, a partir dos sinais do nosso tempo.Palavras-chave: Corpo. Jornalismo. Discurso. Cotidiano.
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