Ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) e História em Quadrinhos: uma descoberta sociocultural

Autores

  • Sandra Helena Gurgel Dantas de Medeiros

Resumo

Sabemos que todo texto é impregnado de traços socioculturais que deveriam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem de uma língua a fim de permitir uma descoberta progressiva dos aspectos intrínsecos a sua cultura. A partir da constatação da diversidade sociocultural inerente à língua/cultura estrangeira, os aprendizes de francês língua estrangeira (FLE) podem vir a (re) descobrir estes aspectos (semelhantes ou não aos da sua língua/cultura materna) presentes nos textos e imagens das histórias em quadrinhos (HQ). Neste sentido, este artigo tem por objetivo mostrar que a leitura de HQ, como recurso pedagógico utilizado na aula de FLE, favorece o conhecimento de aspectos socioculturais não apenas da língua/cultura em estudo, mas também da língua/cultura materna. Esta prática pedagógica significa não apenas resgatar o “prazer de aprender”, mas também favorece o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural no aprendiz de FLE proporcionando uma melhor conscientização da subjetividade de cada um e de todos.

Palavras-chave: História em quadrinhos. Ensino/aprendizagem de FLE. Sociocultural.

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Biografia do Autor

Sandra Helena Gurgel Dantas de Medeiros

Doutora em Linguística pelo PROLING-UFPB. Professora de Língua Francesa do DLEM – CCHLA UFPB.

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Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos