Montagem e “ressignificação”: a utilização de imagens de arquivo da televisão no documentário brasileiro

Autores

  • Patrício Rocha

Resumo

No presente artigo analisamos as diferenças de linguagem entre o programa de televisão e o documentário a partir da utilização de imagens do arquivo televisivo por este gênero cinematográfico em dois casos: Quando o documentário se apropria de material de arquivo da televisão e o remonta, dando a este material características narrativas diferenciadas daquelas para a qual estas imagens foram originalmente produzidas e o uso de imagens de arquivo de programas de TV enquanto registro histórico em documentários cujo tema remete a personagens e momentos marcantes da própria televisão. Além de lançar um novo olhar sobre os fatos narrados, o documentário abre espaço para discutir o direcionamento do discurso televisivo, o uso de estereótipos e a auto-referencialidade da televisão.

Palavras-chave: Televisão. Documentário. Montagem. Apropriação da narrativa por diferentes mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrício Rocha

Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba e membro do Geppau – Grupo de Estudos, Pesquisa e Produção Audiovisual – DEMID - UFPB. E-mail: patriciotv@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos