Ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) e História em Quadrinhos: uma descoberta sociocultural
Resumo
Sabemos que todo texto é impregnado de traços socioculturais que deveriam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem de uma língua a fim de permitir uma descoberta progressiva dos aspectos intrínsecos a sua cultura. A partir da constatação da diversidade sociocultural inerente à língua/cultura estrangeira, os aprendizes de francês língua estrangeira (FLE) podem vir a (re) descobrir estes aspectos (semelhantes ou não aos da sua língua/cultura materna) presentes nos textos e imagens das histórias em quadrinhos (HQ). Neste sentido, este artigo tem por objetivo mostrar que a leitura de HQ, como recurso pedagógico utilizado na aula de FLE, favorece o conhecimento de aspectos socioculturais não apenas da língua/cultura em estudo, mas também da língua/cultura materna. Esta prática pedagógica significa não apenas resgatar o “prazer de aprender”, mas também favorece o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural no aprendiz de FLE proporcionando uma melhor conscientização da subjetividade de cada um e de todos.
Palavras-chave: História em quadrinhos. Ensino/aprendizagem de FLE. Sociocultural.