Jornalismo de Infotenimento: sensacionalismo, entretenimento e fait divers

Autores

  • Paula Roberta Santana Rocha

Resumo

O estudo consiste numa discussão bibliográfica que objetiva analisar a relação entre sensacionalismo, entretenimento e fait divers no contexto histórico atual, onde o “paradigma da sensação” ainda é presente nos media atuais. Traça a gênese do enraizamento do sensacionalismo e a utilização de fait divers na imprensa. Identifica que nos dias atuais, tais conceitos possuem nova acepção e interagem através do desenvolvimento das tecnologias digitais. O neologismo infotenimento configura-se hoje, como um elemento bastante utilizado no jornalismo mundial, que mescla informação e entretenimento, onde o uso das sensações é essencial para a capacidade de entretenimento do receptor.

Palavras-chave: Sensacionalismo. Entretenimento. Fait Divers. Infotenimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Roberta Santana Rocha

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), e-mail: paula_roberta_1990@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos