A construção da Cultura Popular no jornal impresso diário

Autores

  • Andréa Karinne Albuquerque Maia

Resumo

Na comunicação de massa, o jornalismo cultural constitui um espaço destinado à cobertura da cultura em suas diversas manifestações, sendo um dos vetores para a divulgação da cultura popular no cotidiano. Assim, este artigo visa identificar a representatividade da cultura popular, por meio de elementos desta manifestação encontrados no jornal impresso diário. O recorte da investigação compreende as edições do Caderno 2, do jornal Correio da Paraíba, publicadas de 1o a 30 de abril de 2012. Como fundamentação teórica, buscou-se discutir conceitos como noticiabilidade e agendamento, enfatizando aspectos das relações entre a cultura de massa e a cultura popular. Nesse sentido, utilizando-se como metodologia a Análise de Conteúdo e a Taxionomia Folkcomunicacional (MELO, 2008), lança-se um olhar sobre a representatividade da cultura popular no cotidiano midiático, em meio às possibilidades de pautas definidas pelo jornalismo cultural.

Palavras-chave: Jornalismo cultural. Cultura popular. Folkcomunicação. Análise de conteúdo. Taxionomia.

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Biografia do Autor

Andréa Karinne Albuquerque Maia

Mestranda de Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (GRUPECJ-UFPB). E-mail: andreakarinne@gmail.com

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Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos