Cibercultura na educação profissional: aprendizagem através da virtualidade
Resumo
O mundo virtual, em seu sentido amplo, é um universo que concentra uma imensidão de informações, constituindo-se em um vetor de inteligência e criação coletiva, sendo ponto de referência de muitos alunos no momento de seus estudos e na construção de seus trabalhos escolares. Dessa forma, frente a estes novos paradigmas de aprendizagem escolar, o presente estudo visa levantar questões alicerçadas em duas grandes áreas: a Cibercultura e a Educação Profissional. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma a Cibercultura se faz presente no cotidiano dos alunos da Educação Profissional de uma escola da rede privada do Vale do Sinos/RS2, bem como promover a reflexão sobre algumas das implicações que ela pode ter no aprendizado escolar. Para isso, o presente estudo foi fundamentado utilizando autores como Lévy (1999), Silva (2000) e Amant (2010). Utilizou- se neste trabalho a pesquisa exploratória mediante estudo de caso, por meio da coleta de dados feita através de um questionário com perguntas abertas. Ao fim do estudo, verificou-se que os entrevistados na escola estudada são adeptos do uso diário da Internet e que os mesmos utilizam amplamente esta ferramenta na elaboração dos seus trabalhos escolares, utilizando-a, em alguns casos, como única fonte de consulta.
Palavras-chave: Cibercultura. Educação Profissional. Aprendizagem.