O imaginário político e a doença do presidente Lula na mídia: cobertura jornalística das revistas Veja, Carta Capital, Isto É e Época sobre a doença do ex-presidente Lula
Resumo
Esta pesquisa analisou os textos jornalísticos publicados pelas revistas Veja, Época, Carta Capital e IstoÉ a respeito da doença do ex-presidente Lula. Como objetivos buscou-se: a) Verificar de que forma o processo de midiatização e hibridização da mídia altera ou modifica a prática informacional da mídia jornalística tradicional; b) O papel das fontes; c) Verificar de que forma os semanários provocaram diversos deslocamentos semânticos da doença do ex- presidente; d) Verificar a importância que estas revistas atribuíram ao assunto a partir dos sentidos das reportagens e do espaço ocupado nas revistas (capa, editorial, colunas, reportagem, fotos, infográficos, etc.); d) Identificar o papel ativo da fonte principal e sua presença no noticiário da revista. Para tanto, foi elaborada uma matriz de análise para a coleta de dados das revistas. Em síntese, a imagem do ex-presidente foi construída em facetas semelhantes e contraditórias. Cada semanário destacou o seu Lula particular e o deslocamento semântico da doença para a política se fez em conformidade com sua linha editorial, contudo sempre confrontadas pela Internet. Destacamos a pertinência de se estudar a mídia neste cenário de midiatização uma vez que, ao compreendermos a mídia, podemos compreender a própria sociedade e sua cultura.
Palavras-chave: Comunicação. Mídia. Política. Saúde.