O discurso jornalístico de Veja na construção da identidade do Partido Verde durante as eleições de 2010
Resumo
O estudo descreve e interpreta o processo discursivo de construção da identidade do Partido Verde e de sua candidata, Marina Silva, durante a campanha presidencial de 2010. A pesquisa tem seu foco na comunicação social, mas possui um caráter multidisciplinar por meio de empréstimos teóricos e metodológicos em outras disciplinas, sobretudo a linguística. O trabalho é realizado com base nas Teorias do Jornalismo e da Notícia que tratam do processo de produção de notícias em teóricos como Sousa e Traquina. Como suporte teórico- metodológico, usaremos as ferramentas da Análise Crítica do Discurso, destacando as reflexões de Fairclough e Fowler sobre o discurso jornalístico. A intenção é revelar como o discurso midiático é moldado por relações de poder e ideologia, sobretudo quando relacionado ao âmbito político.
Palavras-Chave: Comunicação. Discurso. Jornalismo. Política. Partido Verde.