Ser fã das telenovelas

Autores

  • Karina Garcia Santos Cruz
  • Maria Josefina Tavares Santos
  • Valeska de Sousa Matos
  • Raquel Marques Carriço Ferreira

Resumo

A presente pesquisa objetivou categorizar o receptor fã dos produtos televisivos, especificamente das Telenovelas (TNs), através de um levantamento bibliográfico a fim de compreender seu relacionamento, contexto e natureza. Com isso, o trabalho ilustrou o comportamento desses receptores nos graus de audiência leve, moderado e assíduo, e as maneiras que esses últimos encontram para demonstrar a afetividade à determinada produção. Para tanto, fez-se pertinente incluir conceitos sobre telenovela sob a perspectiva de teóricos que explicam esse tipo específico de produção cultural, os elementos pertencentes ao seu formato, e ainda inseriu-se um histórico de índices de audiências das TNs brasileiras com o intuito de mostrar a trajetória de sucesso em âmbito sociocultural.

Palavras-Chave: Audiência. Fã. Receptor. Telenovela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Garcia Santos Cruz

Graduanda do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), email: karinagarciaufs@yahoo.com.br.

Maria Josefina Tavares Santos

Graduanda do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS), email: jovolley007@hotmail.com.

Valeska de Sousa Matos

Graduanda do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS), email: valeska_vsm@hotmail.com.

Raquel Marques Carriço Ferreira

Doutora em Televisão e Cinema pela Universidade Nova de Lisboa, Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), email: raquelcarrico@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos