O processo de leitura em língua estrangeira (LE): reflexões
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir sobre uma forma mais adequada de se trabalhar a leitura em na sala de aula de língua estrangeira com base em uma perspectiva mais consoante com as novas demandas cognitivas que vêm se instaurando na vida social, como, por exemplo, a comunicação digital (Lévy, 1999). A partir da reflexão de que o ensino de LE ainda é muito tradicional e baseado no incessante aprendizado de itens lexicais e gramaticais descontextualizados, enfatizamos a urgente necessidade de que essas estratégias sejam atualizadas e outras mais responsivas à contemporaneidade e à emergência de diferentes tipos de canais comunicacionais sejam vislumbradas. Para tanto, partimos da reflexão de três diferentes concepções de leitura (Coracini, 2005; Leffa, 1999) que estão disponibilizadas aos professores quando trabalham com o ensino de LE e suas respectivas implicações pedagógicas dentro do cenário contemporâneo atual. Dentro dessa linha de pensamento, este artigo propõe uma problematização acerca dessas diferentes abordagens e o apontamento de uma delas como sendo a mais responsiva junto a possíveis encaminhamentos.
Palavras-chave: Leitura. Língua Estrangeira. Contemporaneidade.