O Movimento “Onda Verde” como estratégia de comunicação do Partido Verde nas eleições de 2010

Autores

  • Danielle Xavier do Nascimento
  • Rodrigo Carvalho da Silva

Resumo

Relata a campanha eleitoral do Partido Verde durante as eleições de 2010, delimitando-se em evidenciar como se deu a comunicação mercadológica do movimento “Onda Verde”. As análises apresentam como o PV utilizou o discurso verde para se promover mercadologicamente, ressaltando os efeitos do marketing político na construção da imagem do partido e de seus candidatos como “ecologicamente corretos”. Como corpus desta pesquisa foi analisada uma propaganda em vídeo utilizada durante a campanha. O trabalho foi elaborado em caráter qualitativo, a partir do confronto das ideias extraídas do material analisado e os preceitos teóricos sobre a comunicação mercadológica no âmbito da política.

Palavras-Chave: Comunicação Mercadológica. Marketing político. Propaganda. Partido Verde. Ecologia.

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Biografia do Autor

Danielle Xavier do Nascimento

ornalista e pós-graduada em Gestão da Comunicação Mercadológica pela Faculdades Integradas de Bauru – FIB. E- mail: danidaninascimento@yahoo.com.br.

Rodrigo Carvalho da Silva

Mestrando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Mercadológica pela Faculdades Integradas de Bauru – FIB e. E-mail: chinaechilli@gmail.com.

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Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos