A Publicidade e as redes sociais digitais: a postura do consumidor 2.0
Resumo
Este estudo, que foi organizado em torno de questões sobre a cibercultura, as redes sociais digitais, o consumidor 2.0 e a geração y, visa contribuir com a temática, apesar do contexto dinâmico e constantemente mutável que está inserido. A partir de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, cujos maiores expoentes foram Toffler (1980), Giddens (1991), Lévy (2000), Saad (2003), Lemos (2010), Recuero (2011) e Tapscott (2011), buscou-se situar tais discursos de forma que se pudesse compreender o sujeito contemporâneo, o ambiente no qual ele está inserido e como as suas relações comerciais se estruturam. Diante de uma época de amplas possibilidades comunicativas e de uma notável pluralidade das fontes de informação, percebe- se que o mundo vive um processo de alterações nas dinâmicas sócio-comunicacionais. O ciberespaço é o meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores, abrigando e desenvolvendo-se, juntamente, com a cibercultura, tida como a ponte dessa relação complexa e antiga entre o homem e seus artefatos. Como não poderia deixar de ser, o artigo introduz, também, uma discussão sobre a Internet, considerada a principal deflagradora do conjunto de mudanças comportamentais que se descortina no mundo: profundas mutações culturais, políticas, econômicas e sociais que caracterizam a chamada era das infosociedades globais. Nesse sentido, a Internet é uma gigantesca máquina de contato e troca de informações que tem permitido à Geração Y alterar a forma de criar bens e serviços, reescrever o conceito de inovação, metamorfosear o ato de consumir, influenciando, diretamente, o Marketing e a Publicidade.
Palavras-Chave: Cibercultura, redes sociais digitais, publicidade, consumidor 2.0, geração y.