A igreja midiática: uma análise da Igreja Universal do Reino de Deus on-line
Resumo
O presente estudo traz à tona o processo de midiatização das igrejas evangélicas brasileiras atentando para as mudanças no discurso religioso. A partir da análise de um programa de rádio, denominado Palavra Amiga, retransmitido pelo canal de TV do site Arca Universal, IURDTV, observamos o uso maciço dos meios de comunicação por uma instituição religiosa que cresce surpreendentemente no país. A Igreja Universal do Reino de Deus, através de seus dispositivos comunicacionais, se mantém no topo das igrejas que mais usam os aparatos tecnológicos para divulgar e garantir seu espaço numa sociedade do espetáculo. Na análise do programa escolhido foi observado empiricamente o conteúdo dos discursos proferidos pelo líder máximo da igreja, o bispo Edir Macedo. Além de enfatizar a trajetória dessas novas religiosidades midiáticas com o objetivo de gerar um novo ambiente religioso no país. Mais atual e totalmente modificado por conta da utilização dos variados meios comunicacionais.Palavras-Chave: Midiatização. Religiosidades. Espetáculo.
Downloads
Não há dados estatísticos.