O processo de criação de uma história em quadrinhos em sala de aula: um estudo de caso
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo crítico acerca do processo de produção de uma história em quadrinhos: da primeira idéia, passando pelo roteiro, esboço, quadrinização e publicação, tendo em vista que se trata de uma proposta educacional para escola pública de 1º e 2º graus. Desenvolvendo os resultados apresentados na tese de doutorado intitulada “As histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa como instrumento de leitura e de produção autoral”, consideramos que o docente precisa ser instrumentalizado acerca dos conceitos teóricos e técnicos das histórias em quadrinhos, nos seus variados gêneros, com o fito de desenvolver as competências de leitura, de oralidade e de escrita dos elementos verbais e não verbais, uma vez que irá propor atividades com essa linguagem para um grupo de alunos. Dentro dessa linha de pensamento, este artigo propõe como atividade pedagógica uma técnica baseada na pesquisa do autor Scott McCloud. Pretende-se que este novo modo de estudar os quadrinhos traga ao aluno o prazer de ler e de criar essa mídia.Palavras-chave: História em quadrinhos. Educação. Interdisciplinaridade.
Downloads
Não há dados estatísticos.