Darko Maver: uma encenação estética com a imagem da violência
Resumo
Este ensaio analisa a narrativa sobre Darko Maver, um falso artista sérvio criado pelos grupos italianos 0100101110101101.org e Luther Blissett, que, com a pretensão de idealizar a identidade desse artista, o fez penetrar o sistema de arte com uma falsa história. Além de pretender provar que qualquer um pode ser artista, desde que se saiba o caminho certo a percorrer e os veículos midiáticos a se recorrer, inspirados em Marcel Duchamp e o urinol sob o codinome Fonte, é demonstrado, também, que tudo pode vir a ser arte, pois são adaptadas fotografias de crime às obras de Darko Maver. Ao se apropriar de tal estética chocante, a intervenção artística nos provoca, portanto, a refletir não apenas a construção de sua narrativa e elevação ao estatuto de arte, como os efeitos em relação às imagens reveladoras de violências físicas.
Palavras-chave: Darko Maver. Fotografia. Violência. Estética.