Reconfiguração das práticas publicitárias na internet: o caso Zooppa

Autores

  • Danielle Vieira da Silva
  • Fellipe Gustavo Rocha Mousinho de Brito
  • Roseane Batista Feitosa Nicolau

Resumo

Este trabalho, de cunho bibliográfico, tem como objetivo mostrar que, com o advento da web 2.0, o consumidor pode participar colaborativamente da publicidade de marcas. Para isso já existe, por exemplo, a Zooppa que trabalha com empresas interessadas em patrocinar suas marcas através da participação colaborativa de todos aqueles que não têm voz no mundo tradicional da publicidade. Com isso, ocorre uma reconfiguração das práticas publicitárias na cibercultura: os consumidores, usuários da internet não são mais passivos diante dessas práticas, eles participam ativamente delas trabalhando com todos os seus sentidos. Faz-se necessário, no entanto, refletir acerca da autonomia comunicacional dentro dessa lógica mercadológica, a fim de compreender como tem sido a participação do consumidor nesse contexto de reconfiguração da publicidade.

Palavras-chave: Consumidor. Internet. Publicidade. Reconfiguração. Zooppa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Vieira da Silva

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas (Gmid), email: dani.daniellevieira@gmail.com.

Fellipe Gustavo Rocha Mousinho de Brito

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) e pesquisador do Gmid, email: felliperocha@msn.com.

Roseane Batista Feitosa Nicolau

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Gmid (PPGC/UFPB).

Downloads

Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

Artigos