Da comunicação humana a comunicação em rede: uma pluralidade de convergências
Resumo
Um dos aspectos mais notáveis observados na “sociedade da informação” é a convergência tecnológica dos meios de comunicação de massa, através de um longo processo de adaptação de seus recursos comunicativos às mudanças evolutivas. Logo, as novas mídias tornam-se (pluralmente) uma extensão das mídias tradicionais, possibilitando ao público o acesso as informações numa grande variedade de dispositivos digitais. Contudo, o que distingue ambos os formatos é, primordialmente, a digitalização de conteúdos em bits. Comenta-se, ainda, a flexibilidade de horários, o custo reduzido e a democratização no processo de produção, edição e distribuição das informações em tempo real. Outra seja, a passagem de um modelo unidirecional para um modelo multidirecional de comunicação, que estimula, efetivamente, a troca colaborativa de mensagens. O sociólogo Marco Silva reconhece que é uma nova relação entre a emissão-mensagem-recepção diferente daquela que caracteriza o modelo unidirecional próprio dos meios de comunicação de massa, baseados, exclusivamente, na transmissão de informações. Sob uma perspectiva empírico-descritiva, abordaremos, no presente trabalho, questões conceituais inerentes ao processo comunicativo humano; a evolução dos meios de comunicações enquanto interfaces mediadoras da comunicação; e a convergência midiática para o universo virtual, considerando, ainda, as transformações na cultura da comunicação de massas.
Palavras-Chave: Sociedade da Informação. Convergência. Meios de Comunicação.