Variação linguística nas aulas de língua portuguesa: uma abordagem acerca da eficiência da aplicabilidade dos PCN
Resumo
Este trabalho foi realizado a partir de questionamentos em relação à visão dos professores ao que diz respeito a propostas dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacional) de Língua Portuguesa em relação à Variação Linguística. Buscamos identificar os fatos que impossibilitam a não aplicabilidade dessas propostas, já que as mesmas são norteadoras do ensino. Segundo Santos (2005), as propostas dos PCN são muito criticadas, muitas vezes essas críticas são feitas por pessoas que não os conhecem, contribuindo para que os professores atribuam a não aplicabilidade a fatores externos. Conhecendo essa realidade, buscamos, neste trabalho, mostrar através da implantação de um questionário a opinião dos professores em relação a este documento, mais especificamente ao que diz respeito à Variação Linguística. Com a aplicação dos questionários percebemos o conhecimento dos professores em relação às propostas dos PCN, no entanto, acreditamos que apesar de mostrarem-se conhecedores das mesmas, muitos professores não as põem em prática ou até mesmo, confundem as propostas e deixam de lado o verdadeiro objetivo das aulas de Língua Portuguesa, que é fazer com que o aluno seja capaz de se comunicar com as diversas variedades da língua portuguesa a depender do contexto.
Palavras-chave: Variação linguística. Aplicabilidade. Ensino.