Mary Kay do Brasil: ações promocionais para venda direta
Resumo
Este artigo trabalha o mercado de venda direta com enfoque na área de cosméticos e, principalmente, voltado ao apelo social, apresentando estratégias e ações promocionais para a empresa Mary Kay, que atua no setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, comercializando seus produtos através de venda direta. Fundada em 1963 em Dallas (EUA), está presente em mais de 30 países, incluindo o Brasil, onde iniciou suas operações em Junho de 1998. A empresa não utiliza verba de marketing em campanhas publicitárias de divulgação da marca e de seus produtos, optando pela estratégia diferenciada de divulgar sua marca e seus produtos através das Sessões de Cuidados com a Pele, promovidas pelas Consultoras, onde o consumidor é corretamente orientado sobre os produtos ideais para seu tipo de pele, podendo experimentá-lo antes da compra. Acreditando na influência da comunicação na indústria da beleza e do bem-estar nos dias de hoje, foi criado um projeto de marketing direto com estratégias e ações de promoção de vendas, tanto para as Consultoras de Beleza como para as Consumidoras Finais, respeitando o histórico e a filosofia da empresa, com o intuito de tornar a marca Mary Kay mais conhecida no Brasil.
Palavras-chave: Cosméticos. Venda Direta. Marketing Direto. Promoção de Vendas.