Estudo do resumo acadêmico numa visão sócio-interacionista da linguagem
Resumo
Considerando que o gênero resumo é de grande importância no contexto escolar/acadêmico, buscamos através de uma pesquisa exploratória e explicativa realizar um estudo sobre o processo de produção desse gênero, solicitado em diferentes disciplinas. Neste artigo observamos como o aluno retextualiza e reconduz o resumo a partir do uso de metarregras, mostrando os problemas identificados na teoria dos gêneros e da retextualização para que o aluno apresente êxito nesse tipo de produção textual. Temos como suporte teórico os estudos de Machado (2010) sobre o resumo numa visão sócio-interacionista, Matencio (2010) sobre a retextualização desse gênero e Charolles (1978 apud MARQUESI; CABRAL, 2008) sobre o estudo das metarregras na composição textual. Percebemos que o resumo deve ser produzido a partir do conhecimento do processo de retextualização e que os alunos ainda precisam se aprimorar mais na prática desse gênero.
Palavras-chave: Gênero Resumo. Retextualização. Metarregras.