Endomarketing: o desafio de fidelizar o cliente interno

Autores

  • Mauricio Barth
  • Adriana de Negri

Resumo

O ambiente interno de uma organização é um tema presente e fundamental para as empresas que buscam permanecer com êxito no mercado atual. Ao longo das literaturas, observa-se a importância de trabalhar o ambiente interno, buscando cada vez mais, a satisfação dos públicos internos da organização. Essa percepção remete ao Marketing Interno, assunto que, com frequência, tem sido objeto de estudos, apesar de ser considerada, ainda, uma área nova. Sendo assim, o presente trabalho aborda conceitos e definições sobre o Marketing Interno, com a finalidade de compreender o processo alicerçando-se nas teorias pesquisadas. Para isso, o estudo foi fundamentado a partir de diversos autores, como Bekin (2004), Kotler e Keller (2006) e Brum (2010). Ao fim do estudo, contata-se que o Marketing Interno e suas ações são extremamente importantes nas organizações, trazendo benefícios mutuamente satisfatórios tanto para funcionários, como para a própria empresa. Salienta-se, também, a importância da permanente atenção no que se refere às ações de Marketing Interno, visando melhores práticas de administração. Dessa maneira, busca-se um vínculo ainda maior entre empresa e funcionário e, por consequência, o sucesso e o êxito de todos os envolvidos no processo.

Palavras-chave: Marketing. Marketing Interno. Ambiente Interno.

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Biografia do Autor

Mauricio Barth

Professor do Curso Técnico de Publicidade na Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação; Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. E-mail: mauricio@feevale.br.

Adriana de Negri

Bacharel em Administração – Habilitação em Marketing. E-mail: adrianan@feevale.br.

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Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

Artigos