Ensino de gramática: observância aos parâmetros curriculares nacionais?

Autores

  • Izete de Souza Lima
  • Juliene Paiva de Araújo Osias

Resumo

O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio tem apresentado alguns aspectos que fogem do que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) defendem como coerente e funcional, no que diz respeito, muitas vezes, a uma natureza essencialmente metalinguística na abordagem e na forma da aplicabilidade da língua, como também à fragmentação pela qual ela é vista, havendo, no mínimo, três áreas dentro do ensino da própria língua: Redação, Literatura e Gramática. Assim, este artigo objetiva analisar se ocorre observância às premissas apontadas pelos PCN no âmbito do Ensino de Língua Portuguesa, no tocante à operacionalização desse ensino. Para nossa análise, realizamos uma leitura comparativa, confrontando os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), o livro didático PORTUGUÊS 1 – Contexto, Interação e Sentido, indicado pelo PNLD e o Novo ENEM (2009). O resultado é um ensino híbrido ainda, permeado de metalinguagem e pincelado de epilinguagem, mostrando-nos que, aos poucos, a realidade do ensino poderá chegar à observância dos PCN.

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais.

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Biografia do Autor

Izete de Souza Lima

Mestranda em Linguística pelo PROLING (UFPB). Tutora do curso de Letras oferecido pela UFPB Virtual; especialista em Língua portuguesa PROLING (UFPB). E-mail: izete.lima@hotmail.com.

Juliene Paiva de Araújo Osias

Doutoranda pelo PROLING/UFPB. Professora de Língua Portuguesa no Iesp Faculdades e do Colégio Pio XI. E-mail: julieneosias@gmail.com.

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Publicado

2016-08-03

Edição

Seção

Artigos