Ensino de gramática: observância aos parâmetros curriculares nacionais?
Resumo
O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio tem apresentado alguns aspectos que fogem do que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) defendem como coerente e funcional, no que diz respeito, muitas vezes, a uma natureza essencialmente metalinguística na abordagem e na forma da aplicabilidade da língua, como também à fragmentação pela qual ela é vista, havendo, no mínimo, três áreas dentro do ensino da própria língua: Redação, Literatura e Gramática. Assim, este artigo objetiva analisar se ocorre observância às premissas apontadas pelos PCN no âmbito do Ensino de Língua Portuguesa, no tocante à operacionalização desse ensino. Para nossa análise, realizamos uma leitura comparativa, confrontando os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), o livro didático PORTUGUÊS 1 – Contexto, Interação e Sentido, indicado pelo PNLD e o Novo ENEM (2009). O resultado é um ensino híbrido ainda, permeado de metalinguagem e pincelado de epilinguagem, mostrando-nos que, aos poucos, a realidade do ensino poderá chegar à observância dos PCN.Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Downloads
Não há dados estatísticos.