Todas as mulheres do mundo: contexto, gênero e representação no filme de Domingos Oliveira

Autores

  • Alessandra Moretti

Resumo

A introdução deste artigo traz um breve apanhado sobre o momento histórico em que surgiu o filme Todas as mulheres do mundo (Brasil, 1966, Domingos Oliveira), além de algumas considerações sobre o seu sucesso mercadológico, em contraste com o modesto desempenho de bilheteria alcançado pelos filmes do Cinema Novo, à mesma época. Em seguida, serão investigados aspectos de gênero e representação sob a luz de teorias ligadas ao pensamento feminista, com especial destaque para os estudos de Laura Mulvey (implicações de gênero na linguagem cinematográfica clássica) e para o existencialismo feminista de Simone de Beauvoir.

Palavras-chave: Escopofilia. Gênero. Representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Moretti

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Downloads

Publicado

2016-08-03

Edição

Seção

Artigos