A pedagogia crítica da mídia e A Grande Família: um estudo do episódio Joga pedra na Nenê

Autores

  • Marília Schramm Régio PPGC/UFPB

Resumo

O propósito desta pesquisa consiste em analisar o seriado da Rede Globo de Televisão A Grande Família na perspectiva do norte-americano Douglas Kellner (2001). Os procedimentos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho são os pressupostos da pedagogia crítica da mídia, abordado por Kellner, a saber: Horizonte Social, Campo Discursivo e Ação Figural. Para fazer esse exame no seriado da Rede Globo de Televisão utiliza-se o episódio Joga pedra na Nenê, exibido no dia 05 de outubro de 2006. Ressalta-se que esse é inspirado em um fato real. Constata-se o desenvolvimento das três categorias de Kellner (2001), em que o Horizonte Social é a adaptação, o cenário do episódio; o Campo Discursivo as personagens, a linguagem utilizada e a Ação Figural o desenrolar do discurso para a mídia.

Palavras-chave: Cultura. Mídia. Televisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-19

Edição

Seção

Artigos