Ceticismo do consumidor e a inserção de estratégias mercadológicas em produtos culturais

Autores

  • Ana Paula Holanda Lima Ávila PPGC/UFPB
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar na literatura de marketing as estratégias desenvolvidas e utilizadas pelos profissionais de marketing para contornar o ceticismo dos consumidores aos apelos mercadológicos tradicionais. Desse modo, utilizando a abordagem qualitativa elaborou-se este ensaio teórico, tipo de trabalho reflexivo e interpretativo (MENEGHETTI, 2011). A coleta dos dados foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica, segundo Pizzani et al. (2012). Como resultado, a estratégia furtiva foi identificada na literatura como uma forma de ladear o ceticismo do consumidor. Por meio de táticas como Marketing viral, Product placement, Marketing em videogames percebe-se que os conceitos de consumidor e espectador estão cada vez mais indissociáveis.

Palavras-chave: Ceticismo do consumidor. Estratégias mercadológicas. Meios de comunicação.

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Publicado

2015-11-20

Edição

Seção

Artigos