“Nós Não Vamos Pagá Nada”: os problemas na arrecadação e distribuição dos direitos autorais de música no Brasil

Autores

  • Roberto Bedin Coutinho PPGC/UFPB
  • Francisco Machado Pereira
  • Daniel Silva
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro

Resumo

Esteartigovisa traçar um panorama do processo de arrecadação dos direitos autorais de música no Brasil. Busca-se mapear a cadeia de arrecadação desde a origem no ECAD até a chegada ao artista. A pesquisa tem início emuma série de entrevistas qualitativas, com roteiro semiestruturado, com profissionais da indústria musical. O estudodo processo de registro, arrecadação e distribuição dos direitos autorais utiliza documentos disponibilizados pelo ECAD e associações vinculadas. Odebate no âmbito jurídico se baseia emGueiros (1999). Para o aprofundamento da questão norteadora, utiliza-se autores como Mello (2013), Paiva (2013) e Queiroz (2007). Os resultados demonstram que o sistema é complexo, fundamentado em uma evolução histórica problemática, dando margem a questões de natureza diversaque dificultam o processo e prejudicam sua eficiência. Apesar disso, a arrecadação dos direitos autorais é benéfica aos autores, que, mesmo com um sistema ineficiente, podem monetizar sua obra.

Palavras-chave: Direitos Autorais. Música. ECAD.

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Biografia do Autor

Roberto Bedin Coutinho, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2015-11-20

Edição

Seção

Artigos