As causas da crise de audiência da Rede Globo nos últimos anos

Autores

  • Elthon Ferreira Ribeiro PPGC/UFPB

Resumo

Este artigo apresenta e analisa as causas e consequências da queda contínua da TV Globo ao longo dos últimos anos, segundo pesquisas bibliográficas (sites e livros) e entrevistas com telespectadores e especialista realizadas. Explana também a história da televisão no Brasil, do sucesso que começou nos anos 70 até anos 90 e polêmicas envolvendo ao Grupo Globo, o presente em que seus programas, telejornais e novelas são os mais assistidos da televisão no Brasil e que as emissoras de televisão concorrentes por falta de planejamento, grade de programação estável e programas de qualidade não a alcança. Apesar da liderança isolada, faturamento superior a soma de todas as concorrentes abertas e sendo referência até mesmo na América Latina, sua hegemonia e destaque diminuíram nos últimos anos em que aumentou a concorrência dos canais abertos, pagos e a internet; a TV Globo planeja um futuro com ainda mais interação, flexibilidade da grade de programação, novos programas incluindo mais populares, telejornais informais, mantendo, entretanto, seu padrão de qualidade e seu público fiel.

Palavras-chave: Audiência. TV Globo. Causas. Programação. Televisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Edição

Seção

Artigos